Grupo A Hora destaca os investimentos e serviços da M2K Tecnologia Ambiental

16 de novembro de 2021
Compartilhe

O Grupo A Hora de Comunicação, com atuação no Vale do Taquari, publicou matéria sobre os serviços prestados e os investimentos mais recentes da M2K Tecnologia Ambiental. A publicação destaca a estação de tratamento de chorume instalada na cidade de Teutônia (RS). Segue, na íntegra, o texto publicado nas edições impressa e digital do Jornal A Hora:

Empresa investe R$ 2,5 milhões em estação de tratamento de resíduos

O tratamento de efluentes domésticos, industriais e do chorume de aterros sanitários é a solução oferecida pela M2K Tecnologia Ambiental. A empresa com sede em Lajeado, investiu R$ 2,5 em nova unidade no município de Teutônia.

A Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) tem capacidade de receber até 30% de todo o chorume produzido no RS. Esse resíduo da decomposição orgânica do lixo em aterros sanitários é transformado em líquido de fertirrigação ou para reuso industrial.

De acordo com Antonio Carlos Mallmann, o responsável técnico do empreendimento, o modelo é inspirado em tecnologias aplicadas e estudadas por ele na Alemanha e no Canadá. A estação em Teutônia é quatro vezes maior que a unidade no aterro municipal de Lajeado.

Conforme o sócio e diretor comercial da M2K, Ricardo Kober, a licença da Fundação Estadual de Proteção Ambiental do Rio Grande do Sul (Fepam) permite receber 500 metros cúbicos de chorume por dia. Por mês, serão tratados 15 mil metros cúbicos.

Kober explica que a estação de tratamento tem capacidade para atender empresas e indústrias que produzem efluentes, assim como as casas e prédios residenciais com esgoto doméstico. Da mesma forma, está licenciada para receber chorume de todos os aterros sanitários públicos e privados do estado.

“Garantimos a coleta, o transporte, o tratamento e a correta devolução da água para os mananciais hídricos”, aponta Kober. O empresário salienta que já iniciaram as operações e potencializa estratégias de mercado com foco nas regiões do Taquari, Rio Pardo, Sinos, Serra e Região Metropolitana.