Gaúcha ZH destaca o empreendimento e a inovação da M2k Tecnologia Ambiental

1 de novembro de 2021
Compartilhe

A jornalista Giane Guerra destacou, em sua coluna diária no Grupo ZH, as novidades e investimentos da M2K Ambiental. A matéria veiculada nas principais plataformas do principal veículo de comunicação do sul do Brasil enaltece o compromisso com o meio ambiente e alerta para a necessidade de gestores municipais e empresários buscarem soluções para o tratamento de chorume e efluentes domésticos e industriais.

Leia a íntegra da matéria:

Empresa gaúcha que trabalha desenvolvendo tecnologia para meio ambiente, a M2K investiu R$ 2,5 milhões para inaugurar uma estação de tratamento de efluentes (ETE) em Teutônia com capacidade para tratar 15 mil metros cúbicos de chorume ao mês. O líquido é gerado pela degradação dos resíduos orgânicos em aterros sanitários.

De acordo com Ricardo Kober, diretor comercial do empreendimento, a unidade de Teutônia recebeu a licença da Fundação Estadual de Proteção Ambiental do Rio Grande do Sul (Fepam) para receber 500 metros cúbicos de chorume por dia. Segundo Antonio Carlos Mallmann, responsável técnico do empreendimento, a capacidade compreende a 30% de todo chorume produzido no Estado.

Kober explica que a empresa tem capacidade para atender empresas e indústrias que produzem efluentes, assim como as casas e prédios residenciais particulares com esgoto doméstico. Da mesma forma, a ETE em Teutônia também está licenciada para receber chorume de todos os aterros sanitários públicos e privados do Estado, desde que não ultrapasse o limite permitido de metros cúbicos diários. Nesse caso, a empresa mesmo fará a coleta, o transporte, o tratamento e a devolução da água tratada nos mananciais hídricos.

A inauguração da nova estação de tratamento acontece no mesmo mês em que a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que torna obrigatório o tratamento do chorume gerado por aterros sanitários. O projeto será analisado em caráter conclusivo (ou seja, sem passar pelo Plenário) pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

A M2K foi fundada em agosto de 2015 e tem sede administrativa em Lajeado. Além do tratamento do chorume em aterros públicos e privados, a empresa também é especializada no tratamento de efluentes domésticos e industriais. Entre os serviços disponibilizados pela empresa, destaque para a limpeza de fossa residencial e predial. Para o novo ETE, foram contratados cinco funcionários.